quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Kanji de força, fé, foco e outros

Percebi que muitas pessoas tem solicitado o kanji das palavras força, fé e foco, especialmente porque desejam fazer uma tatuagem com essas três palavrinhas. Então resolvi fazer um artigo exclusivo sobre isto. Ao procurarmos ideogramas japoneses, devemos ter o máximo de cuidado, pois é comum as pessoas tatuarem um kanji achando que significa uma coisa e na verdade significa outra.

Por exemplo, já ouvi falar de pessoas que tatuaram “grátis” ( Muryō / 無料), achando que era “livre ou liberdade” (Jiyū / 自由 ). Já pensou passar a vida toda com um “grátis” tatuado no braço? É por isso que devemos pesquisar a fundo, para evitar erros desse tipo, afinal tatuagem é algo que levaremos por toda a vida.


Exemplos de kanji de grátis: Na primeira imagem, o kanji 無料 se refere ao lugar gratuito para fumantes. Na segunda imagem, o kanji 無料 faz referência ao ônibus gratuito, disponibilizado pelo parque.
Tem pessoas ainda, que tatuam ideogramas sem nem se importar com o significado, só porque achou o kanji “bonitinho”. Outras tatuam o kanji errado ou então o kanji certo, mas escrito inadequadamente, como nos exemplos abaixo – Na primeira foto, o cara achou que o kanji tatuado fosse “força” 力, mas no final das contas, ele tatuou “animal de pequeno porte” 小 畜 . (Esse deu pena…)
Na segunda foto, a moça queria tatuar “vento”, e o tatuador fez o kanji de vento 風 invertido, com efeito espelhado. A outra queria tatuar “deusa” 女神, mas só significaria mesmo deusa, se os dois kanjis finais estivessem unidos 神, ao invés de separados na vertical como foi feito, o que deixou o ideograma sem sentido.
Por essas e por outras, as pessoas devem pesquisar a fundo os kanjis e seus significados, para que não corram riscos de “pagarem mico” depois de pronto!
Outra coisa é que muitas pessoas querem uma palavra que seja escrita por apenas 1 kanji, sendo que muitas vezes, isso não é possível, pois o significado pode se tornar outro, nada a ver com o que você deseja. Por isso, o jeito é escrever com dois ou mais ideogramas.

Um comentário: