quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A rodovia que passa dentro de um edifício

Como sabemos, o Japão sofre com o grave problema de espaço físico, especialmente nas grandes metrópoles. Assim, como Tóquio, Osaka, a segunda maior metrópole do Japão, aproveita meios incomuns para contornar esse problema. Um exemplo é a Hanshin Expressway, uma rodovia expressa que passa por dentro de um edifício, o Gate Tower Building de 16 andares, localizado em Fukushima-ku.

Esse edifício é o único no Japão que tem uma estrada que passa por dentro dele e é um exemplo incrível de engenharia. O projeto foi desenhado por Azusa Sekkei e Yamamoto Nishihara Kenchiku Sekkei Jimusho e construída por Sato Kogyo Co. Ltd. O prédio foi concluído em 1992, possui 71,9 metros de altura e dois dos seus 16 andares estão no subsolo, além de uma cobertura com um heliporto.

Em Osaka, esse edifício é conhecido como “Colmeia de abelhas”, devido à grande quantidade de pessoas que circulam no prédio. O Hanshin Expressway que passa por dentro dele, faz parte de uma rede de 239,3 km de vias expressas que ligam Osaka, Kobe e Kyoto e uma das principais rodovias do Japão. Um dos fatos mais interessantes é que a estrada não faz contato nenhum com o edifício, apesar de passar por dentro dele. Ela é sustentada por suportes e estruturas engenhosas que ficam nas laterais do edifício. Com isso, não há os incômodos de ruídos e vibrações por causa dos carros que passam entre a rodovia e o prédio.
A rodovia ocupa do 5° ao 7° andar e podemos dizer até que a rodovia é o inquilino desses andares, já que ele paga aluguel. Já no elevador do prédio de escritórios, ele sobe ou desce, sem a possibilidade de parar por estes andares, ou seja, do andar 4 ele vai diretamente para o 8, ou vice versa.

Como surgiu a ideia?

 Outro fato interessante, é que essa obra da engenharia urbana, meio que nasceu por acaso. Antes daquela parte da rodovia ser construída, o prédio já estava sendo planejado para ser construído naquele local. Muitos conflitos foram gerados em relação aos direitos de propriedade e os titulares do Hanshin Expressway.
Somente depois de 5 anos de negociações é que ambas as partes conseguiram chegar em um acordo, sem que nenhum deles fosse prejudicado. Uniram o útil ao agradável, ou seja, adaptaram a construção do prédio, de forma que permitisse a passagem da estrada por dentro dele. Convenhamos, que solução melhor não podiam ter tido, já que acabou se tornando uma referência de engenharia em Osaka.
Nesse meio tempo, algumas leis de planejamento da cidade e outras leis necessárias para este tipo de estrutura, também tiveram que ser revistas, em 1989, para que a construção da rodovia pudesse ser realizada. Afinal, normalmente, as rodovias são construídas no subsolo, sem a necessidade de passar através dos edifícios e tudo tinha que ser bem feito para evitar problemas tanto à estrada, como ao prédio.
Na verdade, esse acordo beneficiou ambas as partes, afinal, aquela parte do terreno referente à saída de Umeda, onde foi construído o edifício Gate Tower Building, era de propriedade de uma empresa de madeira e carvão vegetal, que estava em declínio e com dificuldades financeiras para levantar a construção. Apesar disso, os donos daquele lote não estavam interessados ​​em vender os direitos da propriedade em uma área tão valiosa como aquela. Em contra partida, não havia espaço para mudar o trajeto da rodovia e sendo assim, o jeito foi negociar e assim adaptar o projeto original do edifício com uma reentrância que lhe tirou os 3 andares, por onde pudesse passar o Hanshin Expressway.
Além da ajuda nos custos para a construção, os proprietários do prédio ainda ganham o aluguel mensal referente aos andares usados pela via expressa. Realmente, nesse caso, uma mão lavou a outra e ainda nos deu a oportunidade de ver como é incrível as habilidades da engenharia urbana, capazes de criar algo tão surpreendente e em sincronia como essa ponte que passa dentro do edifício.

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