quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Daimonji Gozan no Okuribi

Gozan no OkuribiDaimonji (大文字)>, é um Festival icônico que acontece em Kyoto no dia 16 de agosto e faz parte dos eventos Obon realizados na região em homenagem às almas daqueles que estão retornando ao mundo espiritual.

É um evento tradicional caracterizado por fogueiras gigantes, presentes em cada uma das cinco montanhas que cercam a cidade, nas quais três delas formam caracteres chineses que significam: “Daimonji”, “Hidari Daimonji” e “mio-ho”.
As outras duas fogueiras possuem formas de barco e portão de santuário xintoísta, respectivamente, e são chamados de “Funagata” e “Toriigata”. Em Kyoto, Obon é de 13 a 16 de agosto, no entanto a data varia em diferentes regiões do Japão.

Origem do Gozan no Okuribi

As pessoas acreditam que as almas de seus antepassados vão voltar para suas casas durante este período e no último dia de Obon, eles fazem esse bonito ritual como forma de enviar as almas ao mundo espiritual. Ninguém sabe ao certo quando começou este festival, mas acredita-se que tenha raízes no século 13.
Uma das teorias sobre o Festival seria sobre os principais elementos que compõe o mundo: terra, água, vento, fogo. Através dessa teoria, acredita-se estar as raízes do Festival Daimonji, como uma forma de expressar a ideia de que nossos antepassados retornam a esses elementos durante o Obon.
Outra teoria conta que, durante o período Muromachi, o Shogun Ashikaga Yoshimasa, que construiu o Ginkaku-ji (Pavilhão Prateado), criou o Okuribi, após um de seus filhos ter morrido prematuramente. Outros acreditam que a tradição ocorreu como uma propagação do budismo durante o Período Muromachi. Muitas famílias voluntárias ajudam na tarefa de dispor as fogueiras de maneira que elas criem o efeito luminoso dos caracteres. Esse trabalho voluntário é passado de geração para geração e as famílias gastam muitas horas anualmente para continuar mantendo “acesa” essa bela tradição.

O Festival começa às 8 da noite, que é quando a fogueira com o ideograma Dai 大, que significa “Grande” é acesa no Templo Kobo Taishido, no Monte Daimonji (大文字山), na cidade de Kinkakuji Okitayama. Em seguida, duas fogueiras com os caracteres de “mio” e “ho”, compondo a palavra “Myo-ho” (妙 法), que significa “darma maravilhoso”, referindo-se aos ensinamentos budistas, são acesas no Monte Nishiyama e Higashiyama.

Em seguida, o símbolo do navio é aceso no Mt. Funayama em Nishi-Kamo. A proa deste barco, também conhecido como o “Navio Espírito”, representa o Paraíso Ocidental Budista da Terra Pura. O toque de um sino em Saiho-ji é o sinal para acender esta fogueira. Uma dança tradicional budista conhecido como “Nenbutsu Rokusai” (Dança do Leão) é realizada no templo após as chamas se apagarem.
O próximo é Hidari Daimonji (左大文字), que significa “letra grande esquerda”): Daihoku-san, Hidaridaimonji-san e por último, o símbolo torii (portão de entrada de um santuário) no Monte Manadarayama em Saga, ilustrado por 108 fogueiras, que no budismo, são ditas para queimar os desejos mundanos. As quatro fogueiras são acesas em intervalos de cinco a dez minutos, e por volta das 8:30 da noite, todos os caracteres podem ser vistos acesos simultaneamente.
O melhor local para ver o festival é do bairro Nakagyō (中京区), no centro da cidade. Muitos hotéis tem pacotes especiais para o Daimonji, onde se pode ver todas as cinco fogueiras. Outra grande opção é ir ao Rio Kamo, entre as ruas Sanjo e Imadegawa, pois deste local, há um vista privilegiada das cinco fogueiras. As chamas ficam acesas por cerca de 30 minutos, onde é criada uma magnífica vista panorâmica, enquanto os monges budistas entoam sutras budistas em oração aos antepassados e pela paz no mundo. Há também queima de fogos, Tooro Nagashi nos rios da região e apresentações de danças e taiko nos templos.

Superstições do Gozan no Okuribi

* As tiras de madeiras utilizadas para queimar o fogo no ritual são chamados de Gomaki e nele as pessoas escrevem seus nomes, idade, doenças ou queixas em geral. Acredita-se que ao queimar o Gomaki, você estará protegido contra os infortúnios, pois ele seria como um talismã contra a má sorte e doenças.
* Outra superstição interessante diz-se que os seus desejos se tornam realidade se durante a queima, você inclinar um copo de saquê para que ele reflita o Okuribi na superfície de sua bebida. Diz-se também que você vai viver uma vida longa e saudável, livre de doenças.
* Alguns dizem que se você assistir ao Okuribi através de um buraco em uma berinjela, feito através de um corte, você não vai sofrer de doenças oculares. * Dizem que se levantar cedo na manhã seguinte e enrolar as cinzas da madeira queimada em um papel japonês, conhecido como “Hoshogami”, amarrando-os juntos com uma fita de papel conhecido como “Mizuhiki” e pendurando-os em sua casa, ele se tornará um amuleto que protegerá sua casa contra os perigos.
* Há também uma lenda que diz que se você destilar a carvão e beber, o seu estômago vai ser curado e você estará protegido contra doença gastro intestinais.

Cronograma do Festival Daimonji

1. Daimonji (大/grande): Monte Daimonji-yama/Higashi-yama, Nyoigatake às 20:00 h
2. Myō/Hō (妙 法/darma maravilhoso): Matsugasaki, Nishi-yama/Higashi-yama 20:10 h
3. Funagata (舟形 “forma de barco”): Nishigamo, Funa-yama 20:15 h
4. Hidari Daimonji (左大文字 “letra grande esquerda”): Daihoku-san, Hidaridaimonji-san às 20:15 h
5. Toriigata (鳥居形 “forma de torii”): Toriimoto, Mandara-san às 20:20

Localização do Festival Gozan no Okuribi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário